Empreendedora do mês

Sabe o famoso "Funcionário do mês?" Adaptamos e criamos a "Empreendedora do mês". Que tal? 

Esse espaço será destinado para divulgar nossas clientes, amigas e parceiras empreendedoras que estão fazendo a diferença por aí. Queremos conectar mulheres para crescermos juntas!

Maria Victória

Maria Victoria tem 29 anos e acha difícil separar o seu eu além do empreendedorismo, já que em qualquer memória de sua infância, estava com uma máquina fotográfica na mão. 
Vem conhecer a história da Maria e sua trajetória empreendedora.

Vem seguir a Maria

Maria Victória - Fotógrafa

Maria Victoria tem 29 anos e acha difícil separar o seu eu além do empreendedorismo, já que em qualquer memória de sua infância, estava com uma máquina fotográfica na mão.

Como começou a empreender?

Assim que se formou na escola, Maria iniciou a faculdade; mas no curso que sua mãe queria: administração. Porém, ela conta que em paralelo fez cursos de fotografia, o que realmente amava. Sua primeira experiência profissional foi em empresa, pois acreditava que precisava criar uma reserva de emergência para ter uma segurança financeira quando começasse de fato a focar na fotografia.

Claro que, mesmo trabalhando em escritório e fazendo faculdade, Maria continuava se dedicando à fotografia. Usava todo o seu tempo livre e já conseguia oferecer seus serviços como fotógrafa.

Aos 23 anos resolveu sair do seu trabalho na empresa e se dedicar apenas ao que amava fazer.

Qual seu maior conselho para as empreendedoras?

Ela conta que aprendeu que não é preciso encarar todo mundo que trabalha na sua área como concorrentes. Ela diz que conheceu muitos outros fotógrafos nos cursos que fez e que começou a receber clientes deles. Muitas vezes, quando um fotógrafo colega está com a agenda cheia, acaba encaminhando novos clientes para outros profissionais. Por isso fala da importância de se conectar com outros profissionais da mesma área e não encarar com rivalidade, pois assim todos crescem juntos.

Ela também não tem medo de receber não. Por isso, vai atrás de novos clientes e parceiros em qualquer oportunidade que enxerga. Se ela vai em um evento legal e não tem fotógrafo, manda um e-mail e se mostra disponível para aquele evento. Por isso, divulgue o seu trabalho, mande e-mail, mensagens e se conecte com novas pessoas. Mesmo que na hora a resposta seja negativa, em algum momento esse contato pode retornar de forma positiva para você.

Até hoje, qual o maior desafio que já enfrentou?

Ela conta que é privilegiada, pois no seu trabalho está sempre vivendo os momentos bons da vida de seus clientes, como por exemplo, seus casamentos e festas.

Ela conta que fotografar é o que ela mais ama fazer e não tem desafio nisso, só prazer. Porém, como toda empreendedora, precisa realizar outras atividades desafiadoras, além da câmera, como lidar com clientes que muitas vezes desvalorizam o trabalho realizado, gerenciar o seu perfil no instagram, fechar orçamentos etc.

Outro desafio que cita é que precisou aprender a lidar com a sazonalidade da profissão. Em alguns períodos do ano, a procura pelo serviço de fotografia cai muito. Ela conta que já está fazendo isso há 10 anos e mesmo assim ainda fica tensa nesses momentos.

E o que mais se orgulha?

Antes de começar a pandemia, ela fez um curso de ensaio feminino. Quando começou a pandemia, os eventos, que eram a sua maior fonte de renda, foram cancelados. Mas como ela tinha acabado de completar esse curso, criou um perfil no instagram voltado para fazer ensaio de mulheres e deu muito certo. Ela diz que ia até a casa das clientes, com uma equipe bem reduzida e esse formato fluiu demais. Por isso, ela diz que no momento que poderia ter sido o mais desafiador em sua carreia, conseguiu se reinventar.

Qual seu sonho?

Ela conta que ama viajar e sonha em conciliar a fotografia com pessoas, por isso gostaria muito de poder viajar e fotografar pessoas fora do país.

Qual empreendedora que todo mundo deveria conhecer?

Maria diz que admira demais a Mari Barboza, que é uma das sócias da Loja da Empreendedora e que também é CEO e fundadora da Fash and Co. Ela também cita Anitta e Boca Rosa, por suas histórias de superação.

 

Conheça as duas empresas da Maria: a Mavic Ensaios e Mavic Eventos.

Voltar para o blog

Deixe um comentário