Empreendedora do mês

Sabe o famoso "Funcionário do mês?" Adaptamos e criamos a "Empreendedora do mês". Que tal? 

Esse espaço será destinado para divulgar nossas clientes, amigas e parceiras empreendedoras que estão fazendo a diferença por aí. Queremos conectar mulheres para crescermos juntas!

Letícia do Valle

Letícia do Valle, ou Lele, é formada em moda e contabilidade. Começou sua trajetória empreendedora aos 16 anos, quando precisava de vestidos para ir às festas de suas amigas. Entendeu sua vocação para moda e se profissionalizou na área.
Mas foi quando precisou contratar um contador para abrir seu negócio de moda que teve o insight de migrar para esse ramo. De 2019 a 2024 a Digi Conts cresceu exponencialmente e hoje é referência no mercado.

Vem seguir a Digi Conts

Letícia do Valle - Digi Conts

Letícia do Valle ou Lele é contadora e fundadora da Digi Conts, uma empresa de contabilidade digital para empresários digitais. Lele tem 27 anos, é de BH, casada e mãe da cachorrinha Desirée. Ela conta que ama estudar filosofia e psicologia e que são ferramentas que a ajudam muito a crescer tanto no pessoal quanto no empreendedorismo.


Como começou a empreender

Letícia diz que seu contato com o empreendedorismo começou aos 16 anos, quando ela precisava de vários vestidos novos para frequentar as festas de 15 anos das amigas, pois não queria repetir os mesmos looks. Porém, seus pais não podiam comprar tantas roupas novas.
Foi então que ela conversou com sua avó, que é costureira, e juntas começaram a desenhar e criar novos vestidos para seus eventos. Sua avó começou a reconhecer nela a habilidade e o talento manual e ela resolveu fazer um curso profissionalizante no Senac, onde se formou em modelagem industrial brasileira.

A partir desse curso, Letícia começou a produzir peças para ela e as amigas e até abriu um ecommerce para vender seus produtos. Porém, nesse momento, ela precisava formalizar a sua nova empresa e ao entrar em contato com um contador, descobriu que teria um custo de 2,5 mil reais com esse profissional.

Cara empreendedora, se hoje 2,5 mil reais já é um custo considerável para nossa empresa, imagina para quem estava começando há 12 anos? Era um valor inviável para ela e por isso resolveu estudar contabilidade para fazer sozinha todo o processo da sua empresa.

Foi nesse momento que começou a se aprofundar na área, se apaixonou pelo tema e percebeu um gap do mercado da contabilidade, onde a maioria dos contadores não davam a atenção devida e não levavam seu modelo de negócio a sério.

Sua marca de moda estava indo muito bem, obrigada e ela já tinha conquistado até seu tão sonhado fusquinha; mas entendeu que trabalhar com moda ainda não era a resposta. Foi então que resolveu prestar vestibular e se preparar para abrir a Digi. Foram seis anos se preparando, cinco de graduação e um após a faculdade. Nesse período, trabalhou em todas as áreas dentro da contabilidade; até que de fato abriu a Digi Conts, em 2019.

Qual seu maior conselho para as empreendedoras?

Seu conselho é “vá sem pressa, mas sem pausa". Estamos sempre nos comparando com outras empreendedoras e outros negócios, mas nunca sabemos os bastidores da vida dessas outras pessoas. Por isso, não faz sentido comparar os seus bastidores com o palco de uma outra pessoa. Foque no seu caminho e na sua trajetória. Não atropele ninguém, claro, mas vá de forma consistente e sempre se aperfeiçoando. O resultado vai chegar.

Até hoje, qual foi o maior desafio que já enfrentou?

Letícia conta que o período mais desafiador que viveu foi em 2021 quando viveu um burnout. Ela diz que em 2019 e 2020 ela arregaçou as mangas e se dedicou muito a sua empresa. Trabalhava de domingo a domingo e teve várias crises na sua saúde física e mental. Foram dois anos intensos, sem pausa, para que a empresa crescesse. Ela diz que deu certo, mas que a dor do crescimento também é grande.

Ela diz que para dar conta desse momento, ela precisou rever toda a sua rotina pessoal e seus hábitos. Foi quando precisou fazer atividade física de forma intensa, regular seus hábitos alimentares e buscar uma rotina mais saudável para que a sua saúde estivesse controlada e sua vida pessoal regulada.

Ela finaliza dizendo “quando a gente não está bem, é muito difícil a gente conseguir se dedicar e fazer a empresa crescer".

Um perrengue que a Letícia já viveu

Ela nos fala de um sócio que teve no início da Digi. Três meses depois de abrir a empresa ele desistiu. Porém, nesse momento, para manter um bom relacionamento, ela aceitou mantê-lo como sócio com 1% da empresa. Essa situação se tornou um perrengue quando ela precisou acioná-lo judicialmente para que ele se retirasse do CNPJ, afinal ele nunca tinha contribuído para a construção da empresa.

Nesse processo judicial, apesar de estar tudo muito bem claro no contrato de que tinham, ele pediu um valor imenso para se retirar. Foi um período muito desgastante e a Letícia decidiu pagar o valor que ele estava pedindo para acabar com esse estresse e seguir em frente.

Ela conta que no fim virou um aprendizado e aconselha outras pessoas a avaliarem muito bem antes de formar esse tipo de parceria com alguém.

E o que mais se orgulha?

Ela relata que sua empresa, por si só, já é um grande motivo de orgulho. Ela não tem parentes contadores que pudessem ajudá-la nesse caminho e que também não teve apoio financeiro dos pais ao começar a sua empresa. Seu investimento foi de mil reais e foi 100% próprio. Desde a abertura, a empresa cresce exponencialmente e de 2019 para 2020 o crescimento foi de 12 vezes.

Qual seu sonho?

Ela diz que seu grande sonho já foi realizado: a Digi Conts, que aliás é muito mais do que ela imaginou. Agora seu objetivo é aprimorar e melhorar cada vez mais a empresa.

Qual empreendedora que todo mundo deveria conhecer?

Ela indica o trabalho da Luisa Dias, dona da Criare.

Sobre a Digi Conts

A Digi Conts é uma empresa de contabilidade para empresários digitais que querem economizar impostos. A Digi já conta com empresas que são referência no mercado e faturam milhões, mas também atende pequenos empreendedores que estão começando. Letícia diz que a empresa acredita no potencial dos seus clientes e seu objetivo é crescer ao lado deles.

O atendimento da empresa é uma prioridade, 100% próximo do cliente, com toda a transparência e segurança necessária. Ela diz que estão a todo momento explicando, orientando seus clientes, pois contabilidade é um assunto complexo, mas estratégico para qualquer negócio.

Alerta notícia boa: Se você chegou até aqui e precisa de uma empresa de contabilidade para ajudar no seu negócio, você terá 10% de desconto na contratação do seu serviço. É só falar que você chegou pela Loja da Empreendedora no momento do atendimento, pelo Whatsapp.

Voltar para o blog

Deixe um comentário