Empreendedora do mês

Sabe o famoso "Funcionário do mês?" Adaptamos e criamos a "Empreendedora do mês". Que tal? 

Esse espaço será destinado para divulgar nossas clientes, amigas e parceiras empreendedoras que estão fazendo a diferença por aí. Queremos conectar mulheres para crescermos juntas!

Yas Kobayashi - Memo Experiências Aromáticas

A Yas Kobayashi é fundadora da Me.Mo Experiências Aromáticas e da Me.Mo Academy, onde compartilha todo seu conhecimento de marketing e e-commerce.

A empresa faturou R$100 mil no primeiro ano e triplicou seu faturamento no segundo ano.  Hoje, com pouco menos de 3 anos, a Me.Mo (fala mimo), já conquistou números incríveis, foi notada por grandes meios de comunicação e já fez parceria com marcas de grande relevância.

Siga a Memo

Yas Kobayashi - Memo

 

Como começou? Conta um pouquinho da sua trajetória com o empreendedorismo.

A Yas começou sua jornada profissional na área de eventos. Trabalhava em uma empresa de tecnologia que tinha como público alvo empreendedores, o que a deixava com uma certeza: nunca empreenderia.
Porém, quando a pandemia começou em 2020, a área de entretenimento foi muito impactada e ela passou a fazer outras atividades dentro da empresa, mas não se identificou. Foi nesse momento que decidiu pedir demissão para cuidar da sua saúde mental.
Foi em um retiro espiritual que teve a ideia de criar a Me.Mo. Ela era consumidora de outras marcas de vela e sabia que conseguiria criar uma marca que juntasse todos os seus valores.

Até hoje, qual foi o maior desafio que já enfrentou? 

Yas conta que sempre trabalhou em equipes grandes, com chefes e demandas bem definidas. Em empresas grandes, que era onde tinha sido toda a sua experiência profissional, ela precisava seguir o direcionamento da empresa e seu escopo de trabalho era muito bem definido.
Empreender é literalmente o oposto, né? Ela nos conta que no início a liberdade a deixou confusa e foi a parte mais desafiadora. Ela era a pessoa a definir tudo, fazer todas as escolhas, trabalhar com áreas com as quais não tinha tanta experiência, como precificar os aromas ou definir o unboxing.
Essas decisões lhe causavam ansiedade, mas aos poucos foi aprendendo a lidar com toda essa liberdade. Segundo ela, nesses momentos contava muito com sua família, seu namorado e seus amigos. Hoje, Yas já tem 2 funcionários com ela na empresa que a ajuda com todas essas decisões, terceiriza a expedição e envios, assim como o tráfego pago, o que lhe dá mais liberdade e tempo para criar.

Conta pra gente algo que deu muito errado na sua trajetória empreendendo?

Yas conta que, muitas vezes, como defesa, acaba esquecendo as partes difíceis. Mas ela conta que uma parte bem desafiadora do negócio dela é encontrar bons fornecedores. Ela diz que nunca tinha feito uma vela e não tinha ideia de como funcionava a produção, por isso precisava aprender tudo do zero.
Por isso, resolveu ir na Sé, em São Paulo, comprar várias essências e começar a testar. Também diz que entrou em grupos do Facebook onde outros empreendedores compartilhavam dicas e experiências.

Foi nesses grupos que ela descobriu uma empreendedora que fornecia essências naturais, o que a deixou bem empolgada, já que ela queria apostar em óleos essenciais e produtos naturais. Ela comprou dessa fornecedora, fez vários testes, criou seus primeiros produtos e se preparou para o lançamento da marca.

Na semana anterior ao lançamento, com tudo pronto, ela percebeu que várias velas da produção estavam fora do padrãoDescobriu que a essência que tinha comprado não era para ser diluída em óleo, mas em água, que é uma forma equivocada de produzir velas.

Nesse processo, vários materiais foram perdidos e outras essências tiveram que ser compradas às pressas, fugindo do plano inicial, mas Yas resolveu lançar a marca assim mesmo e foi ajustando aos poucos. Hoje, Yas conta que usa um dos fornecedores mais conceituados do Brasil, produzindo aromas personalizados e únicos, mas que demorou e trabalhou muito para chegar nesse patamar.

Qual seu maior conselho para as empreendedoras?

Yas diz que gostaria de ter escutado de alguém, quando começou: “peça ajuda quando precisar".
Ela diz que precisou aprender que não seria capaz de realizar tudo em todos os momentos e que precisaria pedir ajuda. "Você não é, e não precisa ser uma super heroína; e tá tudo bem". Muitas vezes queremos resolver tudo e acabamos nos afundando por ter receio de pedir ajuda.
Então, seu conselho é para que não tenham medo de pedir ajuda quando precisarem e antes de chegarem ao seu limite. Sem rede de apoio, empreender é ainda mais desafiador.

E o que você mais se orgulha?

De uma coisa Yas tem certeza, ainda vai se orgulhar muito de várias conquistas da Me.Mo. Ela diz que tem orgulho de ter construído uma marca autêntica, colorida e sofisticada, o que era o seu objetivo desde o início. Orgulha-se de hoje ser referência em seu nicho e de muitas pessoas a procurarem para trocar informações e buscar sua mentoria. Ela conta que muitas empreendedoras do mesmo nicho, inclusive, compram seus produtos para entender como ela chegou em velas tão incríveis. É assim que ela sabe que a Me.Mo virou uma referência e esse é um motivo de grande orgulho.

Outro motivo de grande orgulho para Yas é o seu escritório e funcionários. Ela conta que alugar um espaço só para a empresa foi um momento de muita incerteza, que precisou de muita coragem para tomar essa decisão e que depois percebeu o quanto aquela decisão tinha sido certeira, pois abriu portas para vários novos projetos, que talvez ela não conseguisse abraçar se ainda estivesse empreendendo de casa.

Qual empreendedora que todo mundo deveria conhecer?

Yas cita a sua mãe, que sempre teve seu próprio negócio e é uma referência para ela de empreendedora. Ela conta que a mãe já teve dezenas de empresas, já passou por muitas fases e desafios e hoje tem uma marca com a irmã dela no Japão. A marca de sua mãe e irmã está crescendo bastante tanto no online, quanto no físico e elas estão até expondo em shoppings pelas principais cidades do país. Uaau!

Fala pra gente uma música que não pode faltar na nossa playlist?

Run The World da rainha Beyonce.

Vamos divulgar o seu trabalho?

A Me.mo é uma marca de experiências aromáticas que entrega um convite ao autocuidado para você ter uma experiência 100% sensorial desde do aroma que você sente quando você acende a vela até o QR code com uma playlist do Spotify que cada vela tem. 

As velas e os home sprays da Me.Mo estão à venda no site da marca e em pontos físicos de parceiros em São Paulo.

Além disso, a Me.Mo também oferece consultoria para marcas que querem ter a sua própria experiência aromática, trabalhando o marketing olfativo. Então, empreendedora, se você quer desenvolver o aroma da sua marca, com propósito e intencionalidade, e se diferenciando com a sua própria essência, a Me.Mo pode te ajudar.

Voltar para o blog

Deixe um comentário