Empreendedora do mês

Sabe o famoso "Funcionário do mês?" Adaptamos e criamos a "Empreendedora do mês". Que tal? 

Esse espaço será destinado para divulgar nossas clientes, amigas e parceiras empreendedoras que estão fazendo a diferença por aí. Queremos conectar mulheres para crescermos juntas!

Lua Ferraz - Moda Circular

Lua é aquela empreendedora que enxergou uma oportunidade em uma atividade que fazia casualmente há anos. É dona do Brechó Lua Rosa, que acabou de abrir a sua primeira loja física. Temos certeza de que, ao ler esse empreendedora do mês, você vai querer consumir mais em brechós.

Siga o Brechó Lua Rosa

Lua Ferraz - moda circular

Como começou? Conta um pouquinho da sua trajetória com o empreendedorismo.

A Lua conta que sempre teve o costume de vender as suas roupas. Toda vez que precisava de uma graninha extra, selecionava as peças que não usava mais e anunciava no Facebook. Espírito empreendedor, né, Lua?

Em 2019, assim que finalizou a faculdade e estava desempregada, ela foi para mais um desses momentos em que vendia suas roupas para arrecadas um valor extra e acabou fazendo isso com roupas de amigas também. Assim, criou um perfil no Instagram e começou a anunciar as peças vendidas por lá.

Ela também conta que sempre teve o costume de consumir roupas de bazares e toda vez que alguém elogiava suas roupas e ela contava onde tinha comprado, as pessoas achavam estranho. Verdade, no Brasil ainda existe muito preconceito com roupas de segunda mão, né? Mas a Lua está ajudando a mudar essa realidade.

 Aos poucos, isso foi virando uma ocupação e ela começou a buscar outros fornecedores. Ia até outros brechós, daqueles bem raiz mesmo, onde as peças estão sujas, recuperava as roupas e revendia em seu perfil do Instagram.

Hoje, o Brechó Lua Rosa funciona assim. Com a curadoria e olhos super experientes da Lua, as melhores peças dos pequenos brechós de bairro e desses mais raizes são garimpadas e transformadas antes de irem à venda.

Uau, deu vontade de conhecer daí?

Até, hoje, qual foi o maior desafio que já enfrentou?

O desafio que a Lua pontua é o desafio universal das pequenas empreendedoras. Já adivinhou por aí? Sim, ele mesmo, o famoso dinheiro.

Ela conta que já passou por várias dessas fases. Suas clientes estão sempre esperando novidades e, por isso ela precisa trazer novos itens com frequência, o que requer investimento.

Foi assim que ela começou a fazer vendas no consignado. Funcionava assim, as pessoas deixavam as peças com ela, ela fazia todo o trabalho de recuperação da roupa (lavar e passar), produzia fotos e conteúdos, negociava com as clientes, enviava pelos correios e, quando recebia o valor da venda, repassava 40% do faturamento para a pessoa que cedeu a peça.

Depois de um tempo, ela percebeu que no fim do mês a conta não fechava. Ela que era responsável por todo o trabalho envolvido e ficava com uma margem pequena.

Por isso, recentemente mudou o modelo de negócio e parou de fazer vendas no consignado.

Viu empreendedora, tá aí a importância de ter as finanças do negócio organizadas. Foi dessa forma que ela conseguiu identificar e resolver o problema; afinal, cada negócio tem suas particularidades e desafios, né?

Qual seu maior conselho para as empreendedoras?

Não desista! Esse é seu conselho. Ela conta que desde 2014 vende roupas usadas e foi em 2019 que resolveu encarar esse negócio de maneira profissional. Depois de tempo de negócio, ela resolveu parar e buscar um emprego CLT. Foram só alguns meses, mas ela fica reflexiva de que se ela não tivesse desistido do seu negócio nesses meses, podia ter usado esse tempo para se aperfeiçoar e crescer mais.

Mas claro que empreendedora que é empreendedora sempre dá a volta por cima e, em 2021, ela voltou com tudo!

Por isso, ela diz para que você não desista! Recomeçar é muito difícil e desafiador. Então, apenas continue investindo no seu sonho. Claro que dias ruins vão existir, mas não existe nada mais gratificante do que você ver os resultados do seu trabalho.

E o que você mais se orgulha?

Fazer tudo sozinha. Toda empreendedora passa ou já passou por essa fase. Recentemente a Lua contratou sua primeira funcionária - uma conquista que merece ser celebrada - para ajudar no atendimento da sua loja física.

Porém, ela conta que todo o resto é com ela: garimpar e preparar as roupas, produzir conteúdo, ser modelo, cuidar das finanças.

Sim, esse é mesmo um grande motivo de orgulho. Ela diz que sempre lembra que tudo o que conquistou é mérito dela, pois nunca teve ajuda de ninguém.

Qual seu sonho? Onde você ainda quer chegar?

Lua acaba de realizar um sonho: abriu sua primeira loja física - um brinde aos negócios! Ela conta que pegou um empréstimo no banco para impulsionar esse sonho e usou esse dinheiro para a reforma e decoração da loja. Super orgulhosa, ela conta que é a loja mais linda da cidade em que mora e que todos estão elogiando muito.

Mas claro que ela não vai parar por aí. Ela diz que um dia terá um loja bem grandona, tipo aquelas de departamento. Ela acredita tanto na economia circular que também compartilhou que sonha em ter um espaço com vários mini brechós dentro, como se fosse um shopping só com brechós das mais variadas categorias. Já queremos esse shopping pra ontem, pois precisamos garimpar móveis e decorações porque também sonhamos com o nosso escritório, Lua.

Qual empreendedora todo mundo deveria conhecer?

Todas deveriam conhecer uma outra empreendedora que fosse sua mentora e te mostrasse a realidade do que é empreender. Muitas vezes nós olhamos alguém que já está conquistando vários sonhos e esquece tudo que a pessoa passou para chegar até ali. Por isso, todo mundo deveria ter uma empreendedora por perto que explicasse como funciona, quais são as etapas e a realidade do negócio.

Ela inclusive define o que é empreender, na sua visão: “Empreender para mim, na verdade, é você resolver um problema; trazer uma solução para um problema. No meu caso, o problema é que minhas amigas não queriam ir até os brechós raizes garimpar roupas bonitas. Então, eu faço esse trabalho e entrego para elas a peça final pronta pra uso. Essa foi a solução do problema que eu achei, resolvi e virou minha renda.”

Fala pra gente uma música que não pode faltar na nossa playlist?

É daquelas músicas que tem poder de te reerguer: Vida Louca - Racionais MC.

Vamos divulgar o seu trabalho? 

O Lua Rosa é um novo conceito de brechó. Muitas pessoas têm preconceito de comprar roupas usadas e a Lua Rosa desmistifica esse preconceito. O brechó reforça que a moda é cíclica e que roupa não tem um prazo de validade. As modas vão e vêm e a roupa não precisa ser descartada por isso.

Ao comprar roupas de brechós, além de fazer um bem para o meio ambiente, ainda paga-se um preço justo por peças de qualidade. No brechó da Lua, todas as peças vendidas estão em ótimo estado de conservação e muitas pessoas que chegam em sua loja, desavisadas, acham que as peças são novas.


Ficou com vontade de conhecer? Clique aqui para seguir e apoiar o trabalho da Lua e aqui para seguir o seu perfil pessoal.

Ah, e se você for de Itararé, interior de São Paulo, não deixe de visitar o Brechó que está localizado na Rua São Pedro, 2300.

Voltar para o blog

Deixe um comentário