Empreendedora do mês

Sabe o famoso "Funcionário do mês?" Adaptamos e criamos a "Empreendedora do mês". Que tal? 

Esse espaço será destinado para divulgar nossas clientes, amigas e parceiras empreendedoras que estão fazendo a diferença por aí. Queremos conectar mulheres para crescermos juntas!

Camila Zonta – Ramo alimentício

Cami é uma empreendedora apaixonada pela área de alimentação. Já produziu papinhas orgânicas, marmita fit, foi confeiteira e hoje comanda uma franquia de comida saudável que não para de crescer.

Vem se inspirar com a história dessa curitibana!

Siga a franquia da Cami

Camila Zonta - Ramo alimentício


Como começou? Conta um pouquinho da sua trajetória com o empreendedorismo.

Camila conta que a alimentação sempre foi a sua área de maior interesse. Sua primeira experiência empreendendo foi há quase oito anos, quando montou uma cozinha semi industrial no terreno da família e começou a produzir papinhas orgânicas para bebê. Uau, que ideia incrível!

Porém, ela conta que apesar de ter demorado um ano estruturando e criando o negócio, antes de começar a operação, ela sentiu muita dificuldade com algumas particularidades do negócio, como o público super nichado e dificuldade em lidar com produtos orgânicos. 

Por isso, resolveu interromper o negócio e, como ficar parada não era uma opção, resolveu fazer marmitas fit, enquanto pensava nos próximos passos.

Depois de um ano, começou a tocar uma marca de sobremesas saudáveis que já existia em Curitiba, sua cidade natal, onde atuou como confeiteira por três anos. E, há um ano, Cami começou seu atual business: abriu seu restaurante, uma franquia. Ela conta que já vinha sonhando com essa ideia há alguns anos e, depois de dez meses estruturando o negócio com o sócio, seu noivo, abriram as portas.

Por fim, ela conta que mesmo quando estava planejando o business, nunca deixou a cozinha como forma de fonte de renda. Sempre atendia encomendas de bolo, bolachas e geleias para se sustentar, enquanto planejava e estruturava seus projetos.

Muito legal conhecer a história da Cami, né? Às vezes, nós empreendedoras precisamos lembrar que está tudo bem recomeçar. Empreender é um ato corajoso, mas entender que está na hora de recomeçar é para poucos.

Até hoje, qual foi o maior desafio que já enfrentou?

Para Camila, o maior desafio durante todo o processo foi lidar com a insegurança. Todas nós passamos por isso, né? Ela conta que se questionou e se cobrou muito. Constantemente duvidava do seu potencial e sempre pensava se não deveria voltar para o emprego tradicional, CLT. Foram anos até se entender e se aceitar como empreendedora. Se identificou por aí?

Conta pra gente algo que deu muito errado na sua trajetória empreendendo?

Ela conta que foi o seu primeiro negócio, as papinhas orgânicas. Foram 12 meses de planejamento e estruturação e, mesmo assim, depois de muitas tentativas, precisou aceitar que o negócio não seria viável para as suas condições e precisou recalcular rota. Ela conta que foi difícil, pois já tinha montado uma estrutura para a cozinha semi industrial e precisou ser realista ao resolver mudar para marmitas fit. Ela diz que mesmo percebendo que seu negócio não daria certo, foi buscar alternativas, continuou trabalhando e fazendo o que era possível no momento. E que toda essa experiência trouxe novas oportunidades.

Qual seu maior conselho para as empreendedoras?

 

Conecte-se com outras empreendedoras. Troque experiências e ideias, independente do ramo de cada uma. Camila conta que, durante toda a sua jornada, sempre teve muitas mulheres empreendedoras apoiando e ajudando, e isso fez toda a diferença. Por isso, sempre que tem oportunidade faz isso por outras empreendedoras que estão começando. Além de todo o conhecimento de quem já tem mais experiência, o apoio entre empreendedoras é valioso também pelo lado emocional. Empreender é cheio de altos e baixos e ter alguém perto que entende o que você está passando pode ajudar.

Ela também comenta sobre comparação. Muitas vezes nós olhamos o lifestyle e conteúdos que outras empreendedoras passam e esquecemos que o que é postado não retrata 100% da realidade. Todos têm problemas, passam por perrengues e dificuldades. Você não é a única e não está sozinha. Por isso, crie uma rede de apoio.

E o que você mais se orgulha?

Não desistir. Não que não tenha passado pela cabeça. Pensou em desistir e parar de empreender diversas vezes. Mas ela superou todas as vezes e continuou buscando novas alternativas. Hoje, ela conta que o seu restaurante demanda uma operação muito maior do que todos os seus antigos business. Tem muitos funcionários, com dois turnos, estoque, um volume grande de vendas e muita responsabilidade. Conta que apesar da trajetória desafiadora, sente orgulho de onde está e sabe que ainda tem muitas conquistas pela frente.

Qual seu sonho? Onde você ainda quer chegar?

Seu negócio ainda é muito novo e por isso ainda requer muita dedicação e atenção dela. Mas ela conta que tem vontade de conseguir delegar mais para poder assumir mais um restaurante. Como em todo pequeno negócio que ainda está nascendo, ela precisa estar muito presente, mas logo espera conseguir mais independência para que o negócio funcione mesmo com ela mais distante.

Qual empreendedora que todo mundo deveria conhecer?

Ah, que especial! Ela indica a nossa CEO, Mari Barboza - clique aqui para ler o Empreendedora do mês com a Mari.

Ela conta que acompanhou o trabalho da Mari desde a criação do seu primeiro business, a Fash & CO e mais tarde A Loja da Empreendedora. Ela diz que tem muita admiração por tudo que a Mari já criou e conquistou e que acompanhou cada etapa da sua jornada. Cami tem muita admiração de toda a proporção que os businesses da Mari estão tomando e o trabalho tão dedicado e caprichoso que a Mari desenvolve. Por isso, ela diz que todas as empreendedoras deveriam conhecer e trocar figurinhas com a Mari. É uma empresária verdadeira e ética com as matérias-primas que usa, com o trabalho desenvolvido e até quanto aos custos e reajustes de preço que precisa passar ocasionalmente. “É um trabalho 100% dedicado e caprichado.”

Fala pra gente uma música que não pode faltar na nossa playlist?

Unstoppable, Sia. Ah, essa não pode faltar na nossa também <3

Vamos divulgar o seu trabalho?

A Cami comanda a franquia do restaurante All Natural, na unidade Juvevê, em Curitiba (PR). Por lá, o lema é comer bem que mal tem. Amamos!

Ficou com vontade de conhecer – e comer? Visite a Cami no endereço R. Augusto Stresser, 1620 - Loja 01 e aproveite para seguir a rede social da franquia da franquia clicando aqui. Para seguir a Cami em seu perfil pessoal, é só clicar aqui.

Voltar para o blog

Deixe um comentário