Empreendedora do mês

Sabe o famoso "Funcionário do mês?" Adaptamos e criamos a "Empreendedora do mês". Que tal? 

Esse espaço será destinado para divulgar nossas clientes, amigas e parceiras empreendedoras que estão fazendo a diferença por aí. Queremos conectar mulheres para crescermos juntas!

Ana Laura Lobo

Empresária, gerente de projetos e professora. Além de te inspirar com sua história, Ana Laura Lobo ainda pode ajudar o seu negócio. Vem conhecer a história dessa empreendedora com mais de 12 anos de carreira.

Vem seguir a Ana Laura

Ana Laura Lobo

Como ela começou 

A trajetória empreendedora da Ana não é recente. Seu primeiro negócio começou quando tinha apenas 15 anos e o termo "empreendedorismo feminino" ainda nem tinha ganhado força. Uau, se é difícil para gente hoje, com tanta informação e inspiração, imagina como foi para a Ana começar a empreender há 12 anos.

A iClothes é uma marca de uniformes, camisetas, calças e casacos personalizados. Em 2011, ela enxergou uma oportunidade quando a Miley Cyrus veio fazer uma tour no Brasil. Ela conta que teve dificuldade em comprar uma camiseta com o tema para curtir o show e resolveu produzir a sua própria arte.  Óbvio que os fãs da Miley surtaram, né? Assim nasceu a iClothes, camisetas personalizadas de diversas bandas que, aos poucos, foi abrangendo outros públicos, como fãs de filmes, camisetas para formandos, uniformes de empresas e escolas. Em 2021, na comemoração de 10 anos da marca, a empresa já tinha batido o número de 25 mil peças produzidas. Porém, com a pandemia, o negócio se reestruturou e diminuiu o formato.

Em paralelo, em 2020, Ana começou a buscar outros mercados e oportunidades. Com as empresas voltando para o digital por conta da quarentena e com toda a sua experiência como publicitária e gestora de projetos, ela resolveu investir na sua carreira de social media. Diversas portas se abriram para ela e como a mesma diz "as coisas foram caminhando em uma velocidade astronômica". Assim, com a chegada de novos clientes e com a demanda crescendo, ela criou mais duas empresas, uma de gestão de projetos, que já conta com uma equipe de 10 pessoas, e uma para a venda de seus infoprodutos.

Qual foi o maior desafio que já enfrentou?

Ana Laura conta que um super desafio que enfrentou foi quando teve que migrar a empresa de MEI, microempreendedor individual, para ME, microempresa, pois teve que pagar imposto retroativo de mais de R$11.000, dívida que ainda está pagando. Ela conta da contradição de dar um passo para crescer a sua empresa, mas ao mesmo tempo não ter caixa para arcar com esse crescimento. Um outro momento desafiador foi quando teve que reestruturar e diminuir a operação da sua confecção. Ana Laura diz que perdeu mais de 5 funcionários para o COVID-19 e por isso teve que repensar a sua primeira empresa.

Qual seu maior conselho para as empreendedoras?

Os seus conselhos mais valiosos são: tenha um objetivo e goste do que faz. Procure empreender com algo que tenha retorno financeiro, claro, mas principalmente que goste de fazer, caso contrário você nunca estará 100% satisfeita. Ana também cita a importância de ter objetivos claros: onde que gostaria de chegar, o que precisa melhorar para tal, quais são seus sonhos materiais. Ter essas metas definidas irá te motivar a estar sempre crescendo e progredindo. Além disso, ela faz um alerta super importante: assim como ela, muitas empreendedoras deixam sua saúde de lado nos primeiros anos de empresa, mas esse deveria ser um dos pilares mais importantes da segurança do seu negócio para que, mais para frente, quando seu negócio estiver prosperando, você não tenha que se afastar para cuidar da sua saúde física e mental.

Já cometeu algum erro?

Não priorizar a questão contábil e administrativa da empresa e por isso ter que pagar tanto imposto retroativo. Apesar do conhecimento em administração, acabou deixando essa questão passar despercebida e isso se tornou um dos momentos mais desafiadores da sua carreira. Por isso, hoje, ela considera de extrema importância estudar um pouco sobre todos os assuntos que envolvem a sua empresa, para que assim ela possa debater e questionar os profissionais que a auxiliam no seu negócio.

Qual o maior orgulho da sua trajetória empreendendo?

De si mesma. Ela conta que sempre estudou em colégios públicos, que se formou na faculdade como bolsista e com financiamento, trabalhou desde os 12 anos e fez jornada dupla até os 22, trabalhando CLT e empreendendo ao mesmo tempo. Por isso, ela se orgulha tanto de onde está chegando. Ela também compartilha uma vitória: esse ano saiu de ME e entrou na categoria EPP, empresa de pequeno porte. Nossa, nós também estamos orgulhosas de você, Ana!

Ela também cita um projeto de que se orgulha muito, e que foi o projeto que a conectou com A Loja da Empreendedora, o Digi Girls Day, um evento de empreendedorismo feminino que aconteceu em novembro de 2022. Foram quase 12 meses de planejamento e mais de 40 pessoas envolvidas.

A Ana foi a pessoa que viu a sinergia do evento com A Loja da Empreendedora e nos levou até o evento. Então, precisamos deixar registrado nosso muito obrigada, mais uma vez, por essa oportunidade.

Uma empreendedora que todo mundo deveria conhecer?

A Monique Evelle (@moniqueevelle) é uma empreendedora que a Ana admira muito, pois ela sempre fala sobre assuntos muito necessários. Ela também indica o trabalho de uma cliente, a Paula Boarin (@paulaboarin), que fala sobre carreiras de uma forma inovadora. Por último, indica a Lele (@sou.lele), da Digi Conts (@digiconts),  que trabalha de forma revolucionária com contabilidade, um mercado bem tradicional.

Uma música que não pode faltar na nossa playlist?

Flowers, da Miley Cyrus, que fala bastante sobre empoderamento feminino e amor próprio, o que tem tudo a ver com a jornada de uma empreendedora. 

Aproveita para escutar Flowers na nossa playlist Ninguém me para no spotify: clique aqui para conhecer nossas playlists

Chegou a hora de você conhecer e seguir o trabalho da Ana Laura Lobo.  

São várias empresas, vamos lá. 

A primeira - e mais antiga - é a de confecção, que produz uniformes personalizados para empresas selecionadas.

A segunda marca trabalha descomplicando a gestão de negócios e projetos para empresas digitais, realizando os seguintes serviços:

  • Consultoria para negócios e projetos
  • Consultoria para infoprodutos
  • Gestão mensal para: projetos, infoprodutos, influenciadores & creators, patrocínios, parcerias e apoios para projetos, podcasts, eventos, conteúdo, marketing para produtos físicos, administrativo e financeiro.

Por último, ela também vende vários infoprodutos para empreendedoras, como e-books, pack de trello, cursos e mentorias. 

Ficou com vontade de conhecer melhor a Ana Laura Lobo e o trabalho dela? Clique aqui para segui-la no insta!

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